TV BOAS NOVAS

quarta-feira, 2 de junho de 2010

O que a raiva gera?

A raiva é um sentimento dentro de nós que, se não for controlado, vai corroendo de dentro para fora, e com toda certeza ela causa diversos prejuízos físicos, mentais e espirituais para a pessoa.

Como conseqüência da raiva podemos ter:

Violência verbal; violência física; ódio; comportamento agressivo.
Em diversas situações podemos perceber que a raiva de alguma maneira sempre está presente. E nelas reagirmos de várias formas. Porque alguns têm pavio curto, perdem o controle, falam mal, brigam, batem, quebram objetos e depois se arrependem. Muitos não conseguem controlar seus impulsos agressivos e têm dificuldade de lidar com a raiva. Como já exemplificamos, quero trabalhar um pouco a vida de Caim dando, no final, algumas dicas para termos cuidado com este sentimento que é interno e gera efeitos externos na nossa vida.
Olhando para o contexto de Gênesis percebe-se que os capítulos 4 e 5 mostram a conseqüência do pecado sobre a raça humana, não apenas sobre os nossos primeiros pais, Adão e Eva, mas sobre a sua descendência direta. A começar pelos filhos do primeiro casal, o mau exemplo, conduta e ensino já se estendem para gerações.
Quando examinamos o relato bíblico do primeiro homicídio, observamos que a raiva se encontra na raiz daquela primeira quebra dos mandamentos Divinos. Paradoxalmente, tudo começa em um contexto espiritual ou religioso.
Dois irmãos, Caim e Abel, se apresentam ao Senhor com suas ofertas. Deus se agrada da oferta de um e rejeita a do outro. A verdade é que o texto não indica a razão e apenas se limita a sugerir que Caim não havia procedido bem (Gênesis 4:7), mas revela que a inveja diante da aceitação da oferta de Abel progride dando lugar à ira e à raiva. Caim dorme irado e acorda com muita mais raiva no coração. Ele toma suas refeições com raiva e desenvolve as atividades profissionais com ela no coração. Esta é uma realidade do coração dele e se expressa no estado de espírito e no semblante dele. A pergunta de Deus a ele é: “Por que anda carrancudo?” (Gênesis 4: 6b).
Caim teve inveja de seu irmão (Gênesis 4: 4b-5b) e isso gerou raiva dentro dele. Então ele foi dominado pela raiva e ira. O que resultou desta atitude? Veremos amanhã.


Todos os créditos ao autor: Alcindo Almeida:
É pastor da Igreja Presbiteriana da Lapa em São Paulo, formado em Teologia em 1997 pelo Seminário Presbiteriano Rev. José Manoel da Conceição. Casado com Erika de Araújo Taibo Almeida e pai da pequena Isabella. Possui graduação em Aconselhamento Cristão pelo Centro Andrew Jumper e validação do bacharelado em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor de várias obras dentre elas: Essência da vida, Senhor, cura a minha alma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário